quarta-feira, 29 de agosto de 2007

- Aveiro, Turismo e estratégia concertada!

O turismo sempre foi um potencial em Aveiro; não só por estarmos perto de zonas balneares, mas também por termos caracteristicas unicas, que se foram bem exploradas, tornam-se em factores de competitividade entre cidades. O exemplo do turismo num primeiro balanço apresentado para o ano 2007, mostra que há estratégia, e há também muito caminho pela frente.

"As estatísticas da Região de Turismo "Rota da Luz", relativas aos atendimentos nos balcões do posto de turismo de Aveiro, atestam um incremento de 26%, de Janeiro e Julho e de mais de 33 % só no mês de Julho. Um aumento que se percebe nas ruas e os números da Associação da Hotelaria Regional do Distrito de Aveiro (AHRDA) atestam."

Fonte: JN, em 15 AGO 2007

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

- Cidades Sustentaveis


- Um salto impossível na esperança de vida

A Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável (ENDS) foi ontem publicada no Diário da República. Trata-se, no essencial, de um guia para salvar Portugal de uma situação em que "existem riscos específicos de ruptura na coesão social". O horizonte é 2015. O documento foi preparado por uma equipa dirigida por Carlos Zorrinho, o coordenador nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico. A Zorrinho e à sua equipa competirá agora continuar a monitorizar a aplicação do ENDS e do respectivo "plano de implementação" [ler +]

Documentos já publicados online, em 27 AGO 2007

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

- Luis Pessoa: "o Construtor de Andaimes"

É um bom texto para reflectir:

- «Na literatura de gestão, a interrogação é frequente, e as respostas são múltiplas. Como é que os gestores de uma empresa podem fazer emergir uma nova estratégia empresarial, sem que caiam na armadilha de ter algum ‘iluminado’ a ditar sentenças, ou na compra de uma receita pronto-a-vestir de algum gabinete de consultoria?
...
Pessoa aperfeiçoou o método a ponto de poder concluir um projecto interactivo deste tipo em cerca de 30 dias úteis, sete dos quais de interacção face-a-face, o que se pode arrastar por uma intervenção de meio ano, atendendo à agenda dos executivos envolvidos. “É um trabalho duro para os participantes, não só de reflexão em grupo, a que muita gente não está habituada, como de estudo individual e autoformação. Por piada, alguns CEO comentam-me: ‘ainda por cima temos de lhe pagar, quando somos nós que trabalhamos’”, ironiza.»

Fonte: EXPRESSO, 04 AGO 2007

- (mais um sinal positivo) Empresas disponíveis para contratar

Cerca de 96% das empresas portuguesas prevêem manter ou aumentar o seu quadro de pessoal até ao final do ano, revela um inquérito da MRINetwork. De acordo com o "Hiring Survey", um estudo sobre a contratação empresarial, que implicou a realização de entrevistas a 153 directores-gerais ou directores de recursos humanos, a percentagem de empresas que pretende aumentar ou manter o número de colaboradores é 5% superior à do segundo semestre do ano passado, com predominância para as que prevêem uma manutenção dos quadros. Sobre a intenção das empresas pretenderem diminuir os seus quadros, as respostas obtidas recuaram cinco pontos percentuais face ao segundo semestre de 2006. Manter o número actual de colaboradores é atitude generalizada, bem como a de aumentar, sobretudo no sector das Tecnologias de Informação (60,61%) e sector Farmacêutico e Cuidados de Saúde (44%). A intenção de reduzir o pessoal centra-se no Grande Consumo (11%).

Fonte: JN em 08 AGO 2007

- Portugal à frente da Irlanda na produção científica

A produção científica em Portugal, medida pelo número de publicações, aumentou 23%, em 2006. Os 7527 artigos e outros escritos dos portugueses, referidos pelo Science Citation Index Expanded (SCI), colocaram, pela primeira vez, o país à frente da Irlanda (7350). Em 1990, Portugal publicava o equivalente apenas a um terço da produção científica irlandesa e 1/10 da espanhola. A distância para Espanha reduziu-se para 1/5, mas deve-se ter em conta que a população é quatro vezes maior. [ler +]