quarta-feira, 24 de junho de 2009

- Crise reactiva.

Em Portugal,

CGD duplica fundos de capital de risco [
+]


Em Espanha,

Fundo de Investimento Local gera 375 mil empregos, diz governo espanhol [
+]

Concluo destas duas referências, que a actuação dos governos e a aposta em medidas de apoio ao micro negocio, são medidas necessárias para potenciar o emprego e gerar competitividade e inovação nos mercados sem fronteiras.
São dois exemplos distintos, mas as realidades são semelhantes. Por isso enpenho e empreendam...


.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

- A Era Conceptual...

Recentemente, sentia-me em baixo de tanto ouvir falar em crise e, de cada vez perceber menos do contexto.
Assim, na procura constante que faço para obter respostas, encontrei um livro, que aconselho desde já e chama-se "
A Nova Inteligência".
Um livro onde o autor, Daniel Pink nos mostra que o futuro e o sucesso pessoal e profissional pertencem a pessoas imaginativas, intuitivas, capazes de gerar empatia e emoções.
Neste livro, o autor apresenta aqueles que considera serem os novos seis pilares do sucesso: Design, História, Sinfonia, Empatia, Diversão e Sentido. No conjunto realçam a entrada numa nova era..., a E
ra Conceptual. Com ela vai-se a crise, creio!





.

terça-feira, 16 de junho de 2009

- A importância das Zonas Industriais…

Mesmo em anos sem crise, deve ser prestada atenção às zonas industriais…
Ultimamente, por força de lei e na tentativa de ordenar o território, a proliferação de empresas had-hoc deram lugar a aglomerados industriais, num conceito dos países desenvolvidos.
A comparação de diversas experiências, desperta-nos a um interesse afinado e generalizado detido num público distinto e estimulado por políticas públicas que se não o são, devem procurar ser, mais eficientes.
As redes intermunicipais, que já abordei em opinião explanada anteriormente, tem como objectivo promover uma maior cooperação com municípios vizinhos, para se obterem economias de escala, economias de aglomeração e, realço, a importancia da gestão de sinergias de serviços locais.
Não basta hoje, promover a oferta de zonas industriais bem infra-estruturadas, estrategicamente localizadas e com bons acessos viários, para que investidores e empresários procurem fixar o seu processo de negócio; indubitavelmente será aconselhada uma aposta séria em dinâmicas sociais e de coesão económica, que animem esses mesmos espaços e os agentes locais geradores de emprego.
Hoje, a crise actual, afigura-nos um cenário pouco animador, que algures num tempo mais ou menos longínquo, realçará a importância das pessoas e da sua atitude empenhada em fazer a diferença, pelo que é preciso não esquecer que neste processo, existe um ciclo económico saudável, na qual “todos” os negócios são complementares e, o facto de diariamente constatarmos um conjunto assustador de lay-off’s, falências, etc., sabemos também que a prazo novos e renovados negócios surgirão, não antes de mais e novos encerramentos…
Quero com isto dizer, que estamos num processo sério e demorado do reequacionar da economia global, onde a cadeira valor, não poderá permitir tamanha diferença entre o salário mínimo, o médio e o máximo. A injustiça que aqui está presente, permitiu que a sociedade evoluísse num efeito de nuvem, com o resultado que todos conhecemos e que me abstenho de aprofundar.
Pensar o emprego, as zonas de privilégio, as dinâmicas e as estratégias de sustentabilidade, são o hoje o desafio que o futuro de amanhã exige.
Anadia, dispõe à partida de três grandes vantagens competitivas: a centralidade e as acessibilidades, o coração da BAIRRADA e o clima e a qualidade das suas gentes. Obviamente que estas grandes vantagens não estão dispostas necessariamente pela ordem de qualidade e só o são verdadeiramente, quando forem adoptadas politicas pró-activas, iniciando em alguns casos, processos de alterações radicais das suas variáveis ou dos recursos de competitividade, objectivando um concelho que é bom para viver, trabalhar e divertir.
E é neste sentido que Anadia tem de estar na primeira linha pelo investimento e pela dinamização das zonas industriais, a começar pela Zona Industrial do Paraimo, uma das únicas que pode acolher o conhecimento que é disputado entre Aveiro e Coimbra. Será necessário, prudente e urgente reinventar aí, vários conceitos económico-sociais e fundamentalmente, ajudar a reinventar o conceito de emprego e de empresa.
Nos próximos anos vamos assistir a um renovar constante destes conceitos e o emprego será cauteloso, brioso e constituirá facto decisivo da sociedade que se prevê dinâmica, empreendedora, mas também mais humana e cautelosa com as opções que toma.
Será ela a implementar um modelo de gestão adequado, tendente à resolução das carências apresentadas; para o Paraimo, com imaginação e com recurso a fundos comunitários, temos a oportunidade de resolver de vez e, potenciar a instalação um polo tecnológico no Paraimo, como tributo ao empreendedorismo do povo sangalhense.
O Velodromo Nacional justifica que ali bem perto seja promovida investigação desportiva, testadas e apresentadas alternativas de deslocação em veiculos de duas rodas da Bairrada; além do vinho, claro. SANGALHOS merece!


.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

- Spin-offs académicas

As spin-offs académicas são um meio de transferência de tecnologia das universidades para o mercado, sendo um mecanismo óptimo para a criação de emprego e dinamização da economia do país. Assim, as spin-offs académicas são consideradas jovens empresas criadas e apoiadas pelas universidades e pelos indivíduos ligados institucionalmente a estas. A sua criação resulta de um processo interactivo em que as características intrínsecas dos indivíduos, a existência de um ambiente motivador e propício e a natureza do envolvimento com a instituição, constituem forças motrizes. Deste modo, são considerados aspectos fulcrais os atributos do investigador e as suas características empreendedoras (perfil psicológico, experiências, know-how tecnológico) assim como a sua capacidade de formar e se integrar em equipas empreendedoras - empreendedorismo colectivo. Por outro lado, o papel das universidades e centros de investigação é extremamente relevante. As actividades destas devem incluir a promoção das interacções entre a comunidade científica e o ambiente externo e a criação de políticas de apoio (aliar-se às incubadoras, programa de financiamento) afim de rentabilizar as suas pesquisas. [retirado de EMPREENDER]
.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

- Aveiro

.
Aveiro, é uma cidade emblemática que tem no seu território um recurso natural, que deve ser entendido como um conceito prioritário de investimento publico e privado, porque desse recurso se podem extrair soluções diversas para os momentos conturbados que vivemos.


Esse recurso é..? exacto! A Ria de Aveiro, a unica que é objecto de estudo, fornece alimento, lazer, paixão e dedicação.


.

- Cidade competitiva...

.
... e dinâmica!

Depois de dois anos a tratar a materia, muito me tenho questionado sobre a verdadeira razão da competitividade de uma cidade: são as pessoas, são os meios, são as coisas... ?

São todas claro... uma cidade só é competitiva quando consegue oferecer aos seus cidadãos, aquilo que os de fora querem...





.

terça-feira, 2 de junho de 2009

- EUREKA

EUREKA is a pan-European network for market-oriented, industrial R&D.

Created as an intergovernmental Initiative in 1985, EUREKA aims to enhance European competitiveness through its support to businesses, research centres and universities who carry out pan-European projects to develop innovative products, processes and services.

Through its flexible and decentralised Network, EUREKA offers project partners rapid access to a wealth of knowledge, skills and expertise across Europe and facilitates access to national public and private funding schemes.

The internationally recognised EUREKA label adds value to a project and gives participants a competitive edge in their dealings with financial, technical and commercial partners.

Through a EUREKA project, partners develop new technologies for which they agree the Intellectual Property Rights and build partnerships to penetrate new markets.

The EUREKA Clusters play a key role in building European competitiveness, driving European standards and the interoperability of products in a wide range of sectors. The result is a clear demonstration of the strength of pan-European teamwork in the European Research Area.

The EUREKA Umbrellas are thematic networks which focus on a specific technology area or business sector. The main goal of an Umbrella is to facilitate the generation of EUREKA projects in its own target area.

Each year hundreds of individual projects are initiated by European companies, an increasing number of which are SMEs. These contribute to improved wellbeing, security, environment and employment in Europe and beyond.

Each year the EUREKA Lillehammer Award is given to a project that has demonstrated its outstanding contribution to the environment. The EUREKA Lynx Award goes to the SME that has achieved or expects to achieve a significant increase in turnover as a result of participation in a EUREKA project.

By encouraging and assisting businesses to innovate, the EUREKA Initiative complements the European Union's Framework Programme in working actively towards the common European objective of raising investment in R&D to 3% of GDP by 2010.

EUREKA’s main results are summarised in the Initiative’s Annual Report.
[see more]
.

- O papel das universidades na promoção da inovação e apoio às PME’s



Esta é uma iniciativa de grande valia regional, na qual a Câmara Municipal de Aveiro, mostra e discute o seu trabalho de terreno.

[Em termos locais, o objectivo do Município de Aveiro será desenvolver um Plano de Acção Local que vá ao encontro das necessidades das PMEs e que fomente o empreendorismo. Para que esse Plano atinja esta finalidade é fundamental que o mesmo seja executado com todos os actores locais, regionais ou nacionais relevantes nesta área. Por esse motivo já foi criado um Grupo de Acção Local que conta com a presença das seguintes entidades: a Comissão de Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-Centro), a DGOTDU (Direcção Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano), o Conselho Empresarial do Centro, a Universidade de Aveiro, a Associação Nacional dos Jovens Empresários, a Associação Industrial do Distrito de Aveiro, a Associação Comercial de Aveiro, o IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Medias Empresas), o BPI e a GRUPUNAVE. Para além destes organismos contamos ainda com a Escola Professional de Aveiro e a Escola Secundária Jose Estevão]

.