sexta-feira, 20 de novembro de 2009

- Semana Global do Empreendedorismo 2009

.

De 16 a 22 de Novembro, milhões de pessoas de todo o mundo vão reunir-se para celebrar a "semana global do empreendedorismo", um movimento global criado para promover o empreendedorismo, a criatividade e a inovação. Vale a pena acompanhar!
.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

- SAL de Aveiro

.
Este ano chegou a temer-se o pior. A safra esteve ameaçada...
Contudo, este ano, a produção de 908 toneladas - superior em 44% relativamente a 2008 - foi vendida em poucos dias. No passado recente muito ficava por escoar.in,
JN
Aveiro competitiva, são as raizes da terra e os seus valores naturais, que no conjunto representam uma dinâmica económica deveras interessante. Valemos por aquilo que somos e por aquilo que temos do que melhor sabemos fazer...
.

- Medida pós-crise: Exportar cavalos

.
Pois é!
Olhar para a crise, com algum tempo para nos encontramos com a imaginação, dá nisto.
Aveiro, distrito com apetências agrícolas, com várias ligações ao cavalo, várias feiras e eventos desportivos ligados ao cavalo, um pouco por todo o lado, Aveiro, Oliveira do Bairro, Águeda, etc., etc., deve olhar para ele num contexto desportivo, mas também num contexto de turismo desportivo e dinâmicas económicas.
Quem é afirma é Jack Soifer, «Temos no Alentejo, no Ribatejo e nas Beiras óptimas condições para criar cavalos para exportação e receber turistas-cavaleiros. Após um período de gestação de 11 meses e dois anos a crescer no campo em liberdade, há que adestrar ou desbastar o potro.
No final de um ano de equitação faz-se a pré-escolha, determinando se o cavalo é apto para o desporto ou só para o passeio. Na Península Ibérica ainda podem ser seleccionados para o toureio. Alguns cavalos são vendidos após três meses de desbaste, quando ainda não se vê o que eles podem dar».[
+]

.

- Aveiro, um distrito na rota da competitividade

.
Ultimamente, apesar de um clima de incerteza na recuperação económica e da estabilidade social (emprego e qualidade de vida), somos brindados com alguns desempenhos que mostram que apesar de tudo vale sempre a pena lutar por condições de excepção e por um lugar no patamar cimeiro da dinamização económica regional.
Aqui perto, em Sever do Vouga, é produzida a torre eólica mais eficiente do mundo [
JN], um conceito industrial baptizado com o nome de E82, possibilita uma produção de energia eléctrica de mais 30% face às torres tradicionais e foi desenvolvida pelos alemães da Enercon.
A empresa responsável pela sua construção é a A. Silva Matos (ASM), uma "holding" familiar criada há 30 anos, que começou pela área da metalomecânica e hoje aposta forte na área da energia.
Águeda, um municio que nos últimos anos, arregaçou as mangas, e implementou uma dinâmica de modernização administrativa surpreendente, tendo em vista que estamos a falar de um organismo público, e hoje consegue um importante galardão no patamar da qualidade e serviço publico europeu, o EFQM- COMMITTED TO EXCELLENCE [
cm-agueda], alem de dinamizar um importante parte industrial regional e cativar novos investimentos.
Anadia, um concelho, de apetência desportiva depois de concluir o Velódromo Nacional em Sangalhos, foi galardoado, na pessoa do Presidente Litério Marques, com o Prémio mérito desportivo, que muito orgulha a região e Sangalhos, terra de ciclismo.[
cm-anadia]
Oliveira do Bairro, um concelho que inovou, adaptou-se às características da governação autárquica inovadora, e além de um parque escolar, registe-se dos primeiros a financiar-se em sede QREN, tem um espaço de Inovação, que prima pela localização e pela qualidade dos eventos que ali reclama.
A sua localização, com acessos privilegiados à estação da CP e à A1, conjugados com um conceito de mobilidade urbana único, coloca o concelho no patamar das exigências básicas à fixação de pessoas e empresas.


Destas referências, reitero o fantástico compromisso de desenvolvimento económico a que este território é sujeito diariamente, relevando um contexto básico que defendi em Fevereiro na minha tese de mestrado, de que as cidades são cada vez menos isolados e cada vez mais abertas e integradas num contexto intermunicipal, e numa sinergia de saberes, conhecimentos que são potenciados no conjunto regional e do Baixo Vouga.
.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

- Reabilitação Urbana: JESSICA

.
Programa Jessica injecta 100 milhões de euros na reabilitação urbana.

O programa Jessica ( Joint European Support for Sustainable Investments in City Areas), lançado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI), prevê um volume de investimento de 100 milhões de euros em Portugal para a reabilitação urbana. Portugal foi o primeiro a assinar este programa, no valor de 130 milhões de euros, dos quais 100 milhões destinam-se aos diversos Programas Operacionais e 30 milhões para a Direcção Geral do Tesouro e Finanças. [+]
.