quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

- O Hypercluster da economia do MAR

.
- Um domínio de potencial estratégico para o desenvolvimento da economia portuguesa.

«A repetição de fracassos na concretização de estratégias de modernização da economia portuguesa recomenda que se identifiquem os factores responsáveis por esse desvio sistemático entre o que é programado e o que é realizado. Esta identificação é mais importante agora porque um novo programa de modernização tem de considerar a alteração das condições estratégicas quando se passa do padrão de
modernização da economia nacional para o padrão de modernização da globalização competitiva. Se não forem devidamente identificados estes dois constrangimentos – os factores responsáveis pelos fracassos na concretização de estratégias de modernização e as novas condições estratégicas no actual padrão de modernização – os novos programas que forem apresentados estarão condicionados por um grau de risco excessivo.
A economia portuguesa falhou a sua entrada no padrão de modernização da globalização competitiva, como já tinha falhado o seu programa de ajustamento do seu modelo de desenvolvimento associado com a integração na União Europeia (então designada como Comunidade Económica Europeia), não aproveitando as oportunidades oferecidas pelos recursos transferidos como fundos comunitários e o alargamento do mercado de referência dentro das condições da liberdade de circulação.
Identificar os factores e as relações que geraram estes dois fracassos estratégicos é uma condição necessária para que não continuem a ser repetidas estas discrepâncias entre o que é apresentado como possível (e dispondo de recursos suficientes para ser realizado, ainda que muitos desses recursos não fossem gerados no interior da economia portuguesa) e desejado (tendo mesmo a dignidade de ser integrado em programas políticos que foram sufragados em eleições), mas que, de facto, não encontra confirmação nos indicadores que registam o que realmente se obteve. Se o que era possível e era desejado não foi concretizado, terá de se reconhecer que há factores, imprevistos ou não considerados, submersos ou deliberadamente ocultados, que são responsáveis por essa distorção que impede que o que é anunciado seja realizado...»
[Doc. Completo in, SaeR/ACL, Lisboa 2009]

.

- Estrategia e competitividade

in, saer

- O papel das cidades no desenvolvimento de Portugal

.
O economista Ernâni Lopes identifica a formação de talentos e de recursos humanos como o principal problema de Portugal, e não a falta de dinheiro, disse, há momentos, durante a apresentação do seu livro 'Cidades e Desenvolvimento', que conta com a parceria do SOL, em Lisboa.

«As cidades têm que produzir, esta sempre foi a sua função milenar. No entanto, o papel das cidades actuais está limitado a resolver o problema da qualidade de vida, ou seja, o problema do consumo», in, SOL
.