quarta-feira, 24 de março de 2010

- Algas marinhas podem ajudar a combater obesidade

.

Rodeados de água que estamos, pois, além do sal marinho, existem outras alternativas inovadoras, embora ainda em estudo, que potenciam a Ria... a de Aveiro

terça-feira, 23 de março de 2010

- Estrutura do investimento...

Seja em que quadrante da sociedade for, só existe uma linha que orienta o investimento; dela depende a sustentabilidade de um sistema, e a dinâmica de uma estrutura operativa.

Agricultura, pescas, turismo, industria... o conceito é mesmo!

sexta-feira, 19 de março de 2010

- Cidades do futuro devem ser mais colaborativas

Mobilidade, energia, saúde e urbanismo são os principais vectores das cidades do futuro. O desafio é assegurar um desenvolvimento sustentável, que passa por uma sociedade mais participativa.

quinta-feira, 18 de março de 2010

- COTEC


Premio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa

O Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa tem como objectivo central o de premiar e divulgar publicamente cidadãos portugueses que se tenham distinguido pelo seu papel empreendedor, inovador e responsável no contexto das respectivas sociedades de acolhimento e que constituam exemplos de integração efectiva nas correspondentes economias e de estímulo à cooperação entre Portugal e os respectivos países de acolhimento.


segunda-feira, 15 de março de 2010

- NetWorking, construa a sua rede...

.
Networking está na moda


Nunca se falou tanto em networking como nos últimos tempos, parece até que se descobriu algo novo... o que não é verdade! Sempre tivemos necessidade de estar conectados uns com os outros e por isso mesmo criamos naturalmente a nossa rede de contactos. Contudo, as recentes abordagens ao networking fazem-nos reflectir sobre a importância dos contactos no mundo dos negócios e na vida. O networking é uma chave para o sucesso, mas será que somos capazes de praticá-lo de forma eficaz?

in, EXPRESSO

- NOKIA

.


A Nokia patenteou uma tecnologia que permite carregar uma bateria de dispositivos electrónicos através do movimento do corpo do utilizador, ou seja, contexto extremamente inovador e com um exponencial competitivo e dinamizador economico de alta referencia. in, SOL
.

segunda-feira, 8 de março de 2010

- Geocaching@PT

.
Não há duvidas que ser inovador não tem limites.
Este conceito não é novo para todos, mas para alguns é com certeza. Para mim também era... a procura constante de uma cache, gera comnpetitividade e aguça a destreza. Aqui fica mais informação:
«Cerca de cinco mil portugueses praticam "geocaching", uma actividade de ar livre centrada na procura de pequenos objectos . A "caça ao tesouro" obriga verdadeiros “Indiana Jones” a subir montanhas, saltar riachos ou apenas a sair de casa e atravessar a rua.» [JN]

Os 10 mandamentos
1.Não destruas
2.Não te apresses
3.Tem calma
4.Faz o trabalho de casa
5.Não alteres
6.Ajuda
7.Conta
8.Não ofendas
9.Tens tempo
10.Não copies
11.Sê claro
12.Cumpre as regras
13.Não inventes


.

sexta-feira, 5 de março de 2010

- Cidades Inovadoras 2010

.


.

- Fosso entre ricos e pobres pouco mudou

.
No dia em que o Jornal Publico passa a barreira dos 20, utilizou o caderno para desfilar um conjunto de matérias, retrospectivas e analises muito interessante; destaco somente uma...
«Portugal está tão desigual agora como em meados dos anos 90. Nas últimas décadas, o país ficou mais rico, mas nem todos puderam beneficiar da melhoria das condições de igual forma. E o problema não é os pobres estarem mais pobres, mas os ricos estarem ainda mais ricos, trocando as voltas às tentativas de criar uma sociedade inclusiva e agravando-se o fosso entre uns e outros.» [+]
.

quinta-feira, 4 de março de 2010

- Plano Estratégico: Aveiro 2010

.
PECA Aveiro 2010,

Depois de ler o Projecto Estratégico que será a alavanca do concelho de Aveiro num horizonte a 10 anos, gostaria que ver espelhada uma ruptura com o conhecimento adquirido no plano de 1997 e que não foi implementado.
Num período de convalescença, pós-crise em que o paradigma do emprego, mudará para sempre a relação das pessoas na comunidade em que se inserem, creio que o plano deve ser um espelho disso mesmo. Isto é, deve ser um plano activo e mais dinamizador, -no imediato.

Assim, gostaria de deixar dois apontamentos; nos próximos dez anos, a cidade deverá ter uma nova centralidade, para lá da 109, zona desportiva de Taboeira. A Av. Dr. Lourenço Peixinho deverá representar a rampa de lançamento de pessoas e meios para a nova centralidade.
Chegarão por agua, valorizando a Ria de Aveiro, e por uma Av. Requalificada, deverão facilmente usufruir da cidade central, malha urbana e desta mobilizar-se para a periferia e espaços agregadores de actividades sociais.

Aveiro, precisa com urgência de uma nova zona industrial, capaz de absorver um processo de negocio flexível e que evoluirá num processo continuo. Começará na UA e terminará num espaço, que a autarquia deve disponibilizar e potenciar. Salvo outras opiniões, creio que o Estádio Municipal ou parte da área envolvente poderão facilmente e num imediato, agilizar este patamar de confluência de pequenos negócios que freneticamente renascem dum plano de crise, fomentando o conhecimento e a sua divulgação.
O estádio municipal, que em tempo previu um hotel, pode em meu entender, receber um hotel de tecnologia pull, ie, por solicitação do mercado Isto é, depois de um inicio que deve acontecer na incubadora da UA, os mesmos, de entre eles, os melhores, deverão sediar-se num espaço privilegiado, potenciando sinergias, e também com um acesso viário e mobilidade eficazes. Parque Desportivo e Tecnológico de Aveiro, porque não? Energia verde, inovação e desporto, uma chavão que facilmente vende Aveiro e a sua imagem de marca.

Deixo aqui estas referencia, creio que válidas, porque entendo que as referencias e os valores e a gestão de prioridades das pessoas estão a mudar, e torna-se prudente definir como prioritário o emprego, como meta estabilizadora de uma sociedade em transformação. Sem emprego não há disponibilidade financeira para usufruir da cidade, do concelho, e de uma serie de estruturas que se pretendem sustentáveis.

Artur Salvador
[Mestre em Gestão de Inovação e Conhecimento]
.

quarta-feira, 3 de março de 2010

- Cidade de KAIZEN

.
Ontem depois de uma conferência rica em dinâmicas de operacionalização de organizações, processos de negocio, impacto, rentabilização, etc... dei comigo a estabelecer um paralelismo interessante com a área que aqui tento defender.
A cidade, que pode também ser uma cidade de KAIZEN: uma organização onde o processo de trabalho é substituído pelos inúmeros actores que aqui desenvolvem actividade, e os clientes que são os munícipes, e para quem a estratégia é a responsabilidade social.
A cidade de KAIZEN, deve neste contexto, promover uma melhoria contínua dos seus processos, operacionalizar no terreno uma estratégia de dinâmica económica, principalmente com o emprego na base, iniciar rupturas, conceber cenários e implementar melhorias respondendo no conjunto, às necessidades dos cidadãos.
É com certeza um tema que irei acompanhar de perto.
.

terça-feira, 2 de março de 2010

- UATEC: Empreende +

.
O Concurso Empreende+ é uma iniciativa da UATEC – Unidade de Transferência de Tecnologia da Universidade de Aveiro, no âmbito do projecto GAPI 2.0 – Gabinetes de Valorização do Conhecimento pela promoção do Empreendedorismo, Inovação e Propriedade Industrial, apoiado pelo COMPETE. [+]

- EU 2020

.


A nova estratégia, que visa sobretudo melhorar a coordenação das políticas económicas dos 27, rumo ao que pode ser classificado de projecto de governo económico da União Europeia, para que o bloco europeu saia da crise e relance a sua economia, gira em torno de três prioridades: a investigação e inovação, o crescimento verde e o emprego. in, OJE

segunda-feira, 1 de março de 2010

- Cisco aposta em novas academias para Portugal

.


A filial portuguesa da Cisco está a ponderar abrir em Portugal cerca de 400 novas academias até ao final de 2011, para forma 10 mil alunos em áreas de hardware e software.

A revelação foi feita à agência Lusa por Nuno Guarda, responsável pelas academias Cisco em Portugal, que afirma que «o objectivo é ultrapassar os cerca dos 3.600 alunos por ano e atingir os 10.000 alunos em 2011».
in, SOL

.