quarta-feira, 30 de outubro de 2013

- Guia Pratico do Empreendedor

http://www.ei.gov.pt/files/institucional/5guiapraticoempreendedor.pdf

O Empreendedorismo é acima de tudo uma atitude de alguém que preza a sua independência e realização pessoal. Detectar uma oportunidade e possuir o conhecimento, criatividade e iniciativa para, isoladamente ou em conjunto, enfrentar a incerteza e transformar essa oportunidade em criação de valor, são as características fundamentais de um empreendedor.
Os empreendedores constituem hoje em dia, um elemento vital para a revitalização do tecido económico de diversas formas. Desde logo, empresas mais dinâmicas e inovadoras, serão geradoras de um novo momentum para a economia uma vez que estarão melhor posicionadas para competir de uma forma eficiente à escala mundial e por isso apresentam mais elevadas potencialidades de crescimento.
Paralelamente, parte da solução do futuro crescimento do emprego só será possível com níveis mais elevados de auto-suficiência a partir da motivação, meios de financiamento e competências para lançar um novo negócio.
Mas desenganem-se, não está ao alcance de todos.
Para o ajudar nos seus primeiros passos realizamos o Guia Prático do Empreendedor tendo por base a experiência adquirida pelos diferentes organismos públicos ao longo dos últimos anos. Reúne as resposta às questões mais frequentes, colocadas por empreendedores nas diferentes fases do projeto: desde a fase inicial – Desenvolvimento da Ideia e Plano de Negócios (A); passando pela sua concretização – Constituição da Empresa e ligação a serviços do Estado (B); até à de desenvolvimento – Apoio à Empresa e Instrumentos de Financiamento (C). in, GPE
AQUI: PASSAPORTE PARA O EMPREENDEDORISMO

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

- Cluster do Sal de Aveiro

Uma reflexão sobre o potencial do 'Sal de Aveiro' produzida por Jorge M. Pinho Silva e Ricardo Videira da Associação Comercial de Aveiro e por José Carlos Mota do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro e apresentada hoje no Workshop do Projecto internacional AQUA-ADD (http://www.aqua-add.eu/).