sexta-feira, 28 de março de 2008

- Inovação e vento...

Se a ideia tiver financiamento, pode bemn ser uma alternativa ao aproveitamente eolico... a Architect Chetwood Associates propõe uma "barragem para ventos" de $5 milhões de dólares a construir na Rússia. A barragem será construída entre as paredes de pedra sobre o Lago Lagoda no noroeste russo. Segundo os autores do projecto da barragem em formato de vela de navegação, essa estrutura será capaz de gerar energia renovável através da captura de vento que passará por uma turbina localizada ao final do funil que se formará na estrutura.

Fonte: Building Design

quinta-feira, 27 de março de 2008

- «empreendimento sustentável»

Os 132 painéis solares termodinâmicos da empresa portuguesa Energie valeram ao Empreendimento Ponte da Pedra, em S. Mamede de Infesta, Matosinhos, o Prémio Eficiência Energética 2007, atribuído pela Direcção-Geral da Energia e dos Transportes da Comissão Europeia. O complexo habitacional tornou-se, assim, o primeiro empreendimento cooperativo de construção sustentável em Portugal. [ler +]

quarta-feira, 19 de março de 2008

- Energia e Turismo

O coordenador da Estratégia de Lisboa, Carlos Zorrinho, espera ter até ao final do ano um "esboço" das principais apostas da economia portuguesa para os próximos anos e dos 'clusters' com potencialidade para se tornarem pólos competitivos.

"A nossa agenda é a do pós-petróleo, pós-biocombustíveis, é a das energias renováveis, de nova geração. O facto de limitar as emissões à indústria europeia pode diminuir um pouco a competitividade nos primeiros anos, mas no futuro pode lançar uma nova indústria das energias alternativas", [ler +].

- O Primeiro passo para a Competitividade começa em casa

Nas duas últimas décadas o consumismo tornou-se uma doença em Portugal, levando a um endividamento recorde das nossas famílias. Na zona Euro apenas a Holanda nos supera no grau de endividamento dos particulares, ao mesmo tempo que a dívida das empresas atingiu o nível mais elevado dos países da zona, fazendo do endividamento um problema preocupante do nosso país.
Em menos de duas décadas, o peso das dívidas no rendimento disponível passou de 19,5% em 1990 para 124% em 2006, enquanto a taxa de poupança caiu de quase 20% para 8,3% apenas: a mais baixa da União Europeia.
O fenómeno não é só nosso, verificando-se também em países ricos como os EUA, a Inglaterra e a Holanda, e bem assim em Espanha; mas tornou-se particularmente preocupante entre nós. Uma parte muito elevada do endividamento das famílias portuguesas consiste em crédito hipotecário para pagar a habitação, mas o crédito ao consumo representa também uma porção importante. E, à semelhança do que sucede no país vizinho, um número significativo de portugueses, obcecados pelo consumo, vive em situação de sobreendividamento ao longo de toda a vida. [ler +]

- É preciso acreditar

A inovação nas organizações tem de ser uma atitude vivida e partilhada por todos. Não pode ser esporádica, mas sistémica e permanente. Não aparece espontaneamente mas tem de ser fruto de uma decisão consciente dos seus principais responsáveis.
Para ter sucesso, a inovação precisa de ser planeada, ter recursos humanos, financeiros e logísticos adequados, tempo para se afirmar e, obviamente, conseguir obter resultados mensuráveis em tempo útil. A inovação não pode estar confinada às pessoas do departamento de investigação e desenvolvimento mas exige o envolvimento de toda a empresa, nomeadamente das áreas de marketing, comercial e engenharia. Poucas são as empresas que têm a sorte de alcançar uma inovação radical. Na maioria dos casos, a inovação é incremental, feita de pequenos passos, muito trabalho, paciência e persistência.
Eng.º Paulo Nodeste, in EXPRESSO, em 15 MAR 2008

sexta-feira, 14 de março de 2008

- Portugal Eficiência 2015

Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética

A convergência com o nível de intensidade energética europeu verificada nos últimos dois anos,
necessita de ser acelerada através de um Plano de Acção para a Eficiência Energética
• Entre 2005 e 2007 Portugal inverteu a tendência de aumento da intensidade energética verificada desde 1990
• Apesar da melhoria recente da intensidade energética, Portugal regista valores superiores à média europeia
• Num cenário Business as Usual, Portugal demoraria cerca de 15 anos a atingir o actual nível europeu (120 Tep/milhão de PIB).

Vale a pena aprofundar ideia para fundamentar a critica... [ler +] e [++]

quinta-feira, 13 de março de 2008

- MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR EM PORTUGAL

1. MICROSOFT
2. CUSHMAN & WAKEFIELD
3. DYNARGIE
4. LIBERTY SEGUROS
5. HEWLETT PACKARD PORTUGAL
6. BMW PORTUGAL
7. DIAGEO PORTUGAL
8. EVERIS PORTUGAL
9. IBIS /ACCOR
10. GMS CONSULTORES DE GESTÃO
11. MARS PORTUGAL INCORPORATED
12. XEROX PORTUGAL
13. SAS PORTUGAL
14. BRISTOL-MYERS SQUIBB
15. REAL SEGUROS
16. MONDIAL ASSISTANCE PORTUGAL
17. ACCENTURE
18. MAPFRE SEGUROS
19. RE/MAX PORTUGAL
20. PT CONTACT (Castelo Branco)
21. BACARDI-MARTINI PORTUGAL
22. MEDTRONIC PORTUGAL
23. DELOITTE
24. PRICEWATERHOUSECOOPERS
25. MARTIFER
26. PRIMEDRINKS
27. ATIVISM
28. JOSÉ JÚLIO JORDÃO
29. SCHENKER TRANSITÁRIOS
30. SISTEMAS MCDONALD'S PORTUGAL

Fonte: SOL, 13 MAR 08

- Melhor vinho tinto do mundo vem de Portugal

Os enólogos franceses elegeram o Syrah 2005 da Casa Ermelinda Freitas, de Palmela, como o melhor tinto de 2008. A concurso estavam mais de 3 mil vinhos de 36 países.

Fonte: SOL, em 13 MAR 08

- Parlamento Europeu aprova Instituto de Inovação e Tecnologia

O Parlamento Europeu aprovou a regulação do futuro Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (IEIT), uma iniciativa com a qual a Comissão Europeia pretende aumentar a inovação no espaço comunitário.

Fonte: SOL, em 13 MAR 08