quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

- “As cidades mais desenvolvidas devem redescobrir os seus factores produtivos”

Aqui fica uma entrevistinha do tema que se impõe... (de Paulo Brandão, Assistente do Departamento de Economia da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho)

Como é que se define o índice de competitividade global de uma cidade, tendo em conta as principais variáveis económicas?

Entendemos por competitividade toda a “ameaça credível”, segundo a terminologia da Teoria dos Jogos, de um crescimento sustentado. As variáveis aferidas são necessariamente variáveis que nos demonstrem o estado dos factores de produção. Hoje em dia, na sequência dos trabalhos dos principais autores da Teoria do Crescimento Económico (como Solow, Romer ou Blanchard), a dimensão factorial é entendida na sua máxima abrangência possível, logo devem ser estudadas, de um modo optimizado, as diversas famílias de factores de produção e não unicamente os clássicos “Capital” ou “Trabalho”. O trabalho que assinei com Júlio Barbosa sobre a competitividade das cidades capitais de distrito em Portugal recorreu, por isso, previamente, a todas as variáveis da publicação do Instituto Nacional de Estatística “Atlas das Cidades de Portugal”.

Em termos comparativos, como é que se define uma cidade competitiva e, por outro lado, uma cidade com défice de competitividade?

A “cidade com défice de competitividade” pode ter crescido no passado mas já não cresce (ou cresce menos) em dimensões de bem-estar populacional no presente. A cidade competitiva gera um bem-estar crescente para os seus habitantes. A “cidade com défice de competitividade” é suportada pelos residentes. A cidade competitiva é amada pelos seus residentes. A “cidade com défice de competitividade” afasta a população. A cidade competitiva atrai população. A “cidade com défice de competitividade” vive ameaçada pelo desemprego, pelo encerramento dos investimentos locais, pela degradação do parque habitacional, pelo abandono. A cidade competitiva gera trabalho, atrai agentes e decisões, rejuvenesce, vigora. [+]

Sem comentários: