quinta-feira, 4 de março de 2010

- Plano Estratégico: Aveiro 2010

.
PECA Aveiro 2010,

Depois de ler o Projecto Estratégico que será a alavanca do concelho de Aveiro num horizonte a 10 anos, gostaria que ver espelhada uma ruptura com o conhecimento adquirido no plano de 1997 e que não foi implementado.
Num período de convalescença, pós-crise em que o paradigma do emprego, mudará para sempre a relação das pessoas na comunidade em que se inserem, creio que o plano deve ser um espelho disso mesmo. Isto é, deve ser um plano activo e mais dinamizador, -no imediato.

Assim, gostaria de deixar dois apontamentos; nos próximos dez anos, a cidade deverá ter uma nova centralidade, para lá da 109, zona desportiva de Taboeira. A Av. Dr. Lourenço Peixinho deverá representar a rampa de lançamento de pessoas e meios para a nova centralidade.
Chegarão por agua, valorizando a Ria de Aveiro, e por uma Av. Requalificada, deverão facilmente usufruir da cidade central, malha urbana e desta mobilizar-se para a periferia e espaços agregadores de actividades sociais.

Aveiro, precisa com urgência de uma nova zona industrial, capaz de absorver um processo de negocio flexível e que evoluirá num processo continuo. Começará na UA e terminará num espaço, que a autarquia deve disponibilizar e potenciar. Salvo outras opiniões, creio que o Estádio Municipal ou parte da área envolvente poderão facilmente e num imediato, agilizar este patamar de confluência de pequenos negócios que freneticamente renascem dum plano de crise, fomentando o conhecimento e a sua divulgação.
O estádio municipal, que em tempo previu um hotel, pode em meu entender, receber um hotel de tecnologia pull, ie, por solicitação do mercado Isto é, depois de um inicio que deve acontecer na incubadora da UA, os mesmos, de entre eles, os melhores, deverão sediar-se num espaço privilegiado, potenciando sinergias, e também com um acesso viário e mobilidade eficazes. Parque Desportivo e Tecnológico de Aveiro, porque não? Energia verde, inovação e desporto, uma chavão que facilmente vende Aveiro e a sua imagem de marca.

Deixo aqui estas referencia, creio que válidas, porque entendo que as referencias e os valores e a gestão de prioridades das pessoas estão a mudar, e torna-se prudente definir como prioritário o emprego, como meta estabilizadora de uma sociedade em transformação. Sem emprego não há disponibilidade financeira para usufruir da cidade, do concelho, e de uma serie de estruturas que se pretendem sustentáveis.

Artur Salvador
[Mestre em Gestão de Inovação e Conhecimento]
.

Sem comentários: