terça-feira, 11 de outubro de 2011

- A cidade agregada

Também o modelo de organização territorial parece ter encontrado melhores dias no passado. Hoje o contexto de cidade que aqui temos vindo a definir, deixou de o ser num sentido fechado e passou a ser aberto, quase sem limites e sem fronteiras.
Hoje as cidades, quase espaços globais, serão brevemente agregadas... umas com outras, tornando o território numa dimensão incompreendida na totalidade ou pelo menos na sua base cultural com raízes históricas.
As raízes que se podem perder, agregam-se num novo modelo de definição territorial, que não é uma região, mas também não é um concelho... a cidade passa a ser um espaço físico, que concentra numa área maior, um numero ainda maior de pessoas; dizem os estudiosos que com esta agregação se ganha dimensão e poder económico, gerando então a capacidade de investimento que se perdeu nos últimos 5 anos.
Está tudo muito bem, mas ficará muito melhor quando o regime complementar da estratégia, for apresentado com o regime de compensação e delegação de competências que traduzirão o modelo de gestão do futuro da cidade agregada.

Sem comentários: