quinta-feira, 28 de junho de 2007

- Criada rede de “Business Angels” na Região Centro

Uma rede regional de Business Angels foi criada em Aveiro, com a adesão de 33 empresários, sob o impulso do Conselho Empresarial do Centro (CEC/CCIC) para fomentar investimentos em oportunidades de negócio nascentes.
No centro das atenções desta rede, formalizada segunda-feira, em cerimónia a que assistiu o secretário de estado adjunto da Indústria e Inovação, Castro Guerra, estão projectos com origem no curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica, promovido pelo CEC/CCIC em parceria com as Universidades de Aveiro, Coimbra e Beira Interior.

Fonte: OAveiro, em 28 JUN 2007

domingo, 24 de junho de 2007

- "PME tornam-se mais competitivas através da criação de parcerias"

As pequenas e médias empresas (PME) portuguesas devem trabalhar mais em conjunto, mesmo que sejam concorrentes, pois essa é a melhor forma de vencerem o desafio da internacionalização, defende Luiz Moura Vicente. A união, explica o antigo secretário de Estado da Indústria, deve incluir a investigação para a inovação e tecnologia, que são os eixos essenciais da mudança necessária.

Fonte: JN em 24 JUN 2007

sexta-feira, 22 de junho de 2007

- SIFIDE - Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial

Sai mais um coelho da cartola,
para ajudar aqueles que por formação sabem do que se está a falar:
- A Lei 40/2005 repõe o SIFIDE a partir do exercício fiscal de 2006.

- Aveiro, umas das melhores cidades para viver.

O que revelou um estudo realizado pela DECO. Aveiro continua na sendo da competitividade, e neste sentido, e à nossa dimensão, conseguimos manter o nosso ocnceito de distinção: "É bom viver em Aveiro".

«As melhores, afinal, não são as maiores. Viseu, Castelo Branco, Aveiro, Bragança, Viana do Castelo e Braga são apontadas por um estudo da DECO (associação de defesa dos consumidores) como as melhores cidades para se viver em Portugal, ao passo que Setúbal, Lisboa e Porto serão mesmo as piores.»


Fonte: JN em 212 JUN 2007

quarta-feira, 20 de junho de 2007

- MOLIATE, um novo moliceiro

O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) já homologou o novo moliceiro, revelou, ao Jornal de Notícias, o presidente da Associação dos Amigos da Ria e do Barco Moliceiro (AARBM), Eduardo Costa. O moliate, um moliceiro cabinado (mistura de moliceiro com iate ), vai começar a ser construído brevemente nos estaleiros da AARBM, a entidade promotora da nova embarcação, considerada decisiva para manter em funcionamento os estaleiros localizados na Murtosa, que continuarão disponíveis para produzir as embarcações tradicionais da região de Aveiro.

Fonte: JN em 20 JUN 2007

terça-feira, 19 de junho de 2007

- Competitividade ameaçada

A conclusão é da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) que considera que uma aproximação dos sistemas de tributação no espaço europeu acentuará as vantagens de outros factores não fiscais. Entre os quais a localização do país, a dimensão do mercado, a qualidade dos equipamentos e serviços públicos, o grau de industrialização e as qualificações da mão-de-obra. São apenas cinco premissas que favorecem os países de grande dimensão, as economias com posição geográfica central e os exportadores de tecnologia e capital. O que não é o caso de Portugal.

Fonte: EXPRESSO, em 19 JUN 2007

- Inovação é prioridade para a GAMA

A construção de um "parque empresarial de nova geração" e de um Centro Regional de Inovação e Empreendorismo são "projectos-bandeira" que a Grande Área Metropolitana de Aveiro (GAMA) pretende ver contemplados pelo Quadro de Referência Estratágico Nacional (QREN).

Fonte: JN em 19 JUN 2007

segunda-feira, 18 de junho de 2007

- Novos empreendedores de base tecnológica

Conheça os projectos empresariais e as novas empresas de base tecnológica já criadas ao abrigo do Programa Neotec.
São já 103 projectos empresariais aprovados com 41 novas empresas já constituidas. Aveiro já viu aprovados 5 projectos, 3 na área dos materiais e 2 na área das tecnologias, mas ainda não estão todos constituidos.

- Empreenda'07

Encontram-se abertas as candidaturas para novos empreendedores que queiram participar na Empreenda’07, feira de ideias e financiamento do IAPMEI, e para a BioEmpreenda, uma novidade este ano, especialmente direccionada para novos projectos na área das biotecnologias.
São dois produtos destinados à promoção do empreendedorismo inovador e que se enquadram no programa Empreender + do IAPMEI.
Identificar um grupo de novos ou potenciais empresários com ideias de negócio viáveis e inovadoras, nos diversos sectores de actividade, com especial incidência nas biotecnologias ou ciências da vida, e dar-lhes a possibilidade de contactarem investidores vocacionados para apoiar empresas nascentes, são os objectivos que estão na base destas iniciativas.
Com um espaço de exposição disponível, os promotores dos projectos ou empresas seleccionadas vão poder dar visibilidade aos seus negócios e investimentos e ao mesmo tempo reunir em sessões de trabalho com parceiros financeiros, formais ou informais, na feira prevista para Dezembro.
Capitais de risco públicas ou privadas, business angels, banca e a rede de plataformas FINICIA vão estar a apresentar as suas soluções de financiamento para fases de arranque de actividade das novas empresas.

Fonte: IAPMEI

- Aveiro - Cluster de referência de Aveiro está em processo de consolidação

Aveiro tem conseguido captar a presença de importantes multinacionais

O sector das telecomunicações assume-se cada vez mais como uma referência da região de Aveiro, onde, nos últimos anos, têm emergido dezenas de micro e pequenas empresas, sob o impulso inicial da PT Inovação. Paralelamente, Aveiro tem conseguido captar a presença de importantes multinacionais, como a Nokia/Siemens, a NEC, a Ericsson, ou a francesa GFI Informatique. Formam um "cluster" com pessoas qualificadas em número, sistemas e serviços, que permite afirmar hoje Aveiro em termos nacionais e mundiais, no domínio das telecomunicações.

Fonte: JB em 17 JUN

- Reforma do sector vinícola na UE vai trazer perspectivas de futuro para Portugal

No final da cerimónia de inauguração da 'Adega Mayor', do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, em Campo Maior, Jaime Silva, citado pela agência Lusa, frisou que "acredito que vamos sair desta reforma com perspectivas de futuro e mais desenvolvimento para o sector do vinho em Portugal".De acordo com o titular da pasta da Agricultura, a reforma do sector vitivinícola na Europa vai ser realizada durante a Presidência Portuguesa da União Europeia, no segundo semestre deste ano."O objectivo do Governo Português é que o sector do vinho europeu continue a ser líder a nível mundial", afirmou o ministro.

Fonte: DE em 15 JUN 2007

Nota: não esquecer que antes do grupo Nabeiro inaugurar, a Adega Mayor, já nós aqui bem perto tinhamos a Adega do Campolargo, situada no coração da Bairrada. Por isso mesmo, estamos no bom caminho, venha a reforma que o potencial está criado....

terça-feira, 12 de junho de 2007

- Carta Magna da Competitividade

«Fazer de Portugal, nos próximos dez anos, um dos dez países mais desenvolvidos e atractivos da União Europeia.
O futuro de Portugal depende da capacidade de conjugar, a diversos níveis, os desafios e vantagens decorrentes da sua participação na UE com as oportunidades que podem resultar do desenvolvimento das suas relações extra comunitárias, em particular com os EUA e com os países da CPLP.
O novo modelo económico (no contexto da União Europeia e da Globalização) deve ter um enquadramento mais flexível e privilegiar o desenvolvimento e modernização dos sectores produtores de bens transaccionáveis (produtos e serviços susceptíveis de concorrência nos mercados interno e externo), desejáveis nos mercados externos em virtude das suas características de inovação, tecnologia e valor. O factor humano qualificado, culto e motivado; a produção científica e tecnológica organizada e o acesso rápido, fácil e barato ao mundo através das telecomunicações, de sistemas de informação e transportes, são os recursos essenciais.
A criação de vantagens competitivas nos mercados europeus tradicionais e a diversificação das relações omerciais e de investimento impõem relações mais intensas da economia e do sistema científico e tecnológico com mercados e parceiros exigentes.
Em suma, um forte empenho da sociedade portuguesa na economia do conhecimento, baseado num crescimento sustentado, na qualidade e na inovação e orientado para aumentos significativos da produção de bens e serviços transaccionáveis.»[ler documento completo]

segunda-feira, 11 de junho de 2007

- Ria Esquecida

A Ria de Aveiro está a desaparecer. Cada vez mais assoreada e quase inavegável na maré vazia, a Ria, e os que dela dependem, lutam pela sobrevivência.

- É o tema desenvolvido numa reportagem multimédia do EXPRESSO

sexta-feira, 8 de junho de 2007

- Empresários de Aveiro em negócios na Rússia

Afinal, também Aveiro segue o exemplo de uma economia em crescente, e à procura do emergente...

«Um grupo de 11 empresários do distrito de Aveiro segue na comitiva do Primeiro-Ministro, José Sócrates, para uma viagem de negócios à Rússia, com partida marcada para o próximo domingo e regresso na terça-feira, noticia o Diário de Aveiro.Seguem na comitiva representantes das empresas Américo Amorim/Amorim Energia, Amorim & Irmãos, Revigrés Lda., What’s What Portugal S.A. – Aerosoles, Pavigrés Cerâmicas, S.A., Metalúrgica do Levira, S.A., Moldoplástico, S.A., Aleluia – Cerâmica, Comércio e Indústria, S.A, Metalúrgicas Recor e Rui Costa e Sousa...». [ler+]

quarta-feira, 6 de junho de 2007

- Vale a pena pensar nisto

A divida total das empresas e dos particulares em Portugal aumentou no ano passado e já representa quase o dobro da riqueza produzida por ano, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal.

Fonte: Expresso em 6 de JUN 2007

- Explorer II

A gestora de fundos Explorer Investments anunciou hoje que tem praticamente concluído o processo de constituição do fundo Explorer II, que terá uma capitalização de 200 milhões de euros e deverá fazer os primeiros investimentos este mês.

O Explorer II terá uma vida útil de 10 a 12 anos e terá como objectivo o investimento "em empresas portuguesas que, dispondo de uma oferta competitiva, pretendam expandir a sua oferta para outros mercados, nomeadamente o mercado espanhol".

Fonte: expresso, em 06 JUN 2007

- À procura de investimento, um exemplo a seguir.

Não é ainda na região de Aveiro, mas podemos seguir o exemplo. Acontece já na quinta feira com Filipe Menezes a deslocar-se a Nova Yorque á procura de investidores para o seu concelho...

«A captação de novos investimentos para o concelho de Gaia, que dispõe actualmente de boas condições de atracção, é o objectivo da deslocação de Luís Filipe Menezes a Nova Iorque, onde terá contactos com diversas instituições financeiras.
O presidente da Câmara de Gaia, que parte quinta-feira para os EUA, leva na bagagem o 'master plan' do centro histórico, um documento estratégico relativo à requalificação da zona antiga da cidade, mas também outros investimentos que a autarquia pretende promover no concelho, ao nível da indústria, do comércio e dos equipamentos.» [ler +]

- 30 milhões investidos em projectos de Inovação

Foram assinados na semana passada, na Alfandega do Porto, 51 contratos de inovação, num valor superior a 30 milhões de euros de investimento, dos quais nove milhões são comparticipados pelo Estado. A sessão pretendeu "chamar a atenção para aquilo que é imperativo nas PME inovar", explicou Jaime Andrez, presidente do Instituto da Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento.

Inovação, neste momento, é um conceito aplicável a um conjunto alargado de empresas, algumas das quais de muito pequena dimensão, sublinha o presidente do IAPMEI. É aqui que entronca um outro objectivo da sessão pública de hoje, na Alfândega do Porto "Mostrar o número de empresas que, independentemente da classe, dimensão ou sector, aposta na Inovação como caminho para o crescimento dos negócios".

Fonte: JN, on-line em 05 JUN 2007 e vale a pena ler também "inovar para vencer" do Expresso

terça-feira, 5 de junho de 2007

- Projectos turisticos economica e financeiramente viaveis.

O Governo assina hoje protocolos bancários visando a abertura de uma linha de crédito de 120 milhões de euros para apoiar projectos turísticos viáveis e que contribuam para os objectivos do Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT), segundo noticia hoje o dário economico

Pergunta-se:
- Tendo a região de Aveiro ficado de fora, ou melhor, quase que foi trucidada do PENT 2007, teremos nós alguma viabilidade em concorrer em pé de igualdade com quem carinhosamente foi abraçado pelo PENT? Ou será, condição para eliminar qualquer projecto, na medida em que a região já está rotulada, ou seja: "projecto sem potencial turistico".

Não creio que seja condicionante, porque o potencial é grande e facilmente justificado, mas nunca se sabe.