quinta-feira, 6 de agosto de 2009

- A Mobilidade em Cidades Medias

Recentemente a DGOTDU no âmbito das Cidades Polis XXI, apresentou um rol de intenções e prespectivas para o pais que intendo serem vitais, e para as quais devem ter toda a nossa atenção.
Dos 4 vertices apresentados, interessa-me particularmente, focalizar as "Redes urbanas para a competitividade e a inovação", que tipificam diversos processos de cooperação entre municípios, entidades públicas e entidades privadas, no contetxo de uma rede urbana de raiz temáticaou territorial; assente num Programa Estratégico comum de desenvolvimento urbano; centrada nos factores de competitividade e inovação.
Estes pilares da competitivadde e inovação das cidades destinan-se a obter massa crítica de desenvolvimento e afirmação nacional e internacional; estimular a cooperação entre cidades para a valorização partilhada de recursos, infra-estruturas e equipamentos.
Concluindo, as Redes urbanas para a competitividade e a inovação, não serão mais do que o “Reforço e sustentabilidade dos fluxos de pessoas e bens, incluindo as condições de acessibilidade, entre os diversos nós da rede de cidades”
[DGOTDU, 2009]

Sem comentários: