quarta-feira, 11 de abril de 2007

- Depois da Siemens, também o Grupo Bosch aposta em Aveiro

O grupo Bosch está a apostar na produção de painéis solares térmicos

O grupo Bosch vai investir dez milhões de euros na criação de um centro de investigação em Aveiro sobre energias renováveis, nomeadamente, a solar térmica. O projecto deverá estar concluído no final do ano.
João Paulo Oliveira, representante em Portugal da Bosch, estima que em 2010 estarão a trabalhar 100 pessoas em dois mil metros quadrados de laboratórios.O objectivo do grupo é desenvolver um colector solar que represente a melhor solução em termos de preço/qualidade, tendo em conta a adequação às condições climatéricas em Portugal, onde existem muitas horas de sol por ano.Na área das energias renováveis, o grupo Bosch está a apostar na produção de painéis solares térmicos, onde o retorno do investimento é de cinco a seis anos, como explicou João Paulo Oliveira em conferência de imprensa.A Bosch tem mais relutância em desenvolver a actividade no solar fotovoltaico pois, "até agora, não é economicamente rentável e o retorno do investimento demora 13 a 15 anos", implicando a necessidade de apoios do governo, uma direcção que o grupo alemão não pretende seguir, referiu João Paulo Oliveira.





Fonte: Publico on-line em 27 MAR 2007

2 comentários:

Anónimo disse...

A SIEMENS está a apostar na criação de núcleos de investigação e desenvolvimento na área das telecomunicações. A multinacional germânica, em conjunto com o Centro de Estudos de Telecomunicações da PT e a Universidade de Aveiro (UA), irá instalar um laboratório de I&D no Campus Universitário daquela instituição de ensino superior.

Anónimo disse...

consulta o site, potencial não falta à siemens...
http://www.siemens.pt/index.jsp