quarta-feira, 18 de abril de 2007

- PENT 2007

Ainda sobre o Plano estratégico Nacional para o Turismo, insteressa no essencial distinguir duas coisas: a primeira, é que Aveiro no Plano Nacional, tem para a região em que se insere, uma importancia extrema, e foi salvaguardada pela RCM n.º 53/2007, neste diploma são referidos os objectivos chave de crescimento do sector, ou seja, ... "Os produtos chave para o crescimento do Centro são o circuito turístico (touring) cultural e paisagístico (rotas arqueológicas e de património arquitectónico e artístico) e o turismo de natureza, completados por quatro produtos—conjuntos turísticos (resorts) integrados e turismo residencial, golfe, saúde e bem-estar e gastronomia e vinhos. De destacar ainda a importância de oportunidades de vendas cruzadas (cross-selling) com as regiões de Lisboa e Porto e Norte para aumentar o número de turistas estrangeiros. Das acções necessárias para o desenvolvimento da região, destaca-se a criação de rotas temáticas para o circuito turístico (touring)". Estamos portanto no caminho certo, e é preciso continuar o bom trabalho que temos feito nesta área, com destaque fantastico para o trabalho desempenhado pela Rota da Luz.

Neste sentido, em Fevereiro ultimo Luis Correia da Silva da TT - Think Tur, em noticia do DN, neste contexto dizia que: - "Parece-me uma boa decisão revelando bom senso e maturidade, já que, por uma vez, para mostrar trabalho e definir orientações para o futuro, não foi preciso desmontar e inverter tudo o que fora feito no passado. Tal facto demonstra, ainda, existir um grande consenso em torno dos principais problemas, vantagens e oportunidades do"cluster turismo e lazer", sendo que as eventuais divergências se poderão vir a colocar principalmente nas medidas a seguir para os resolver ou potenciar."


A concluir, interessa-me realçar mais o vez o facto de que o turista deste seculo é cada vez mais exigente, e o simples facto de existir um plano, não faz com que este se desloque para um ou para outro país, desloca-se porque "tem a percepção de que um país é interessante e competitivo como destino ou que as suas regiões de vocação turística são atractivas", e por inumeros factores, a saber gastronomia, ocupação de tempos livres, a floresta, a praia, a mobilidade... e tantos outros conceitos.

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