terça-feira, 13 de setembro de 2011

- O Portugal de Merkel está na Grécia!

Conturbados os tempos em que a nossa identidade nacional se confunde com o potencial de uma Europa ameaçada. Países ricos, que são naturalmente diferentes dos países mais pobres, sentem-se incomodados porque a sua riqueza interna bruta está diminuída; grande parte dos seus parceiros de negócios, muitos desses países mais pobres, obviamente se vêm obrigados a fechar a porta; não consomem ou consomem menos, - muito menos!

Perde-se assim uma identidade nacional que nada tem a ver com um percurso condizido internamente, mas sim sob a capa da imposição Merkel, Sarkosy… e outros que tais; lideres actuais de países que assistiram ao período auge da Europa à custa de endividamento publico, familiar e individual, para que a sustentabilidade potenciada na produção industrial fosse uma constante; Produzindo alguém tem de comprar, é uma regra básica! Básico em Portugal é ganhar 100 e gastar 75… é não 150 ou mesmo 1500!
O Portugal de Merkel que está na Grégia, fortalece uma ideologia antagónica que promove os cumpridores vrs incumpridores, antecipando assim problemas; problemas que já tiveram retorno negativo nas eleições ainda próximas, em que Merkel perdeu terreno! Os países ricos não querem pagar a divida dos pobres e muito menos emprestar dinheiro; esquecendo por completo que o mercado existe além fronteiras, - assim com as cidades, são cada vez menos isolados e mais abertos; Globais!

O Pais está nas mãos dos mercados externos; internamente, há fome e o conhecimento perdeu-se no tempo; Desconhece-se o ciclo natural do cultivo e o significado de uma agricultura de subsistência.

Se na Europa moderna existe um país que cumpre os compromissos assumidos e outro que não cumpre, todos os olhos postos estão no incumpridor; falhando um, outros se seguirão; a Europa está assim sob ameaça; o euro com dificuldades em resistir. Portugal interessa por isso, enquanto for o agente do cumprimento das medidas troikanas, a título meramente de exemplo; seja a que preço fôr.

Sem comentários: