quinta-feira, 12 de abril de 2007

- FMI eleva previsão de crescimento para Portugal

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou a previsão de crescimento para a economia portuguesa neste ano. A entidade internacional aponta agora para uma expansão de 1,8%, em vez dos anteriores 1,5%.
Mas parecendo boas noticas, se calhar não o são...
Desemprego nacional vai baixar
O FMI alterou também as suas previsões em termos de taxa de desemprego, baixando a sua estimativa duas décimas, para 7,4% neste ano, e para 7,3% em 2008. Nesta matéria, o FMI é mais optimista do que o Governo, uma vez que o Executivo aponta para uma taxa de desemprego de 7,7% este ano e 7,4% em 2008.
Preços vão subir ainda mais do que se esperava
A inflação é a matéria em que as previsões do Fundo são mais pessimistas, esperando-se agora que os preços subam 2,5% neste ano, acima da anterior expectativa, que era de 2,2%. Apesar de ser pior, esta nova previsão representa ainda um abrandamento de seis décimas na taxa de inflação face a 2006, quando os preços subiram 3,1%.
Ou seja, continuamos em contenção e ausentes de boas prespectivas apesar do FMI nos ter dado uns miseros 0,3% acima das expectativas estimadas.
Fonte: Agencia Finaceira, em 11 ABR 2007

2 comentários:

Anónimo disse...

O que nos interessa nestas percentagem que sistematicamente enchem os noticiários, e vendem jornais, é quando é que estas se traduzem em melhores salários, e consequentemente em qualidade de vida equilibrada, sabes responder

Anónimo disse...

É bonito falar nestes numeros, o pior é a taxa de juro sempre a subir e o povinho sem capacidade de continuar a cumprir com as suas despesas...isto no que diz respeito ao credito habitação, um conceito defendido pela constituição, que todos aqueles que se empenharam por uma vida, todos os dias perdem capacidade de fazer face ao assumido, e depois temos um exemplo, como o de hoje que envolveu um "velhote", quando pretendia travar a penhora de um seu apartamento...