quinta-feira, 12 de abril de 2007

- Revitalização e Valorização Economica do Salgado Aveirense

A prática da exploração do Sal em Aveiro, tal como o verificado noutros pontos do País (Figueira da Foz, Alcochete, Alcácer do Sal, Tavira, Olhão e Castro Marim), é uma actividade muito antiga, sendo o primeiro escrito conhecido acerca do salgado de Aveiro anterior à própria fundação da nacionalidade.
Contudo, o número e produção das salinas têm sido muito variáveis ao longo dos séculos, verificando-se regularmente a alternância entre períodos de decadência, com outros mais favoráveis à produção.
À importância sócio-económica da produção do sal não é alheio o seu papel em diversos ciclos produtivos, como a salga do bacalhau e as indústrias químicas. Mas, paralelamente ao papel directo deste produto na economia local há a acrescentar quer a possibilidade da exploração de novos produtos no mesmo espaço do salgado de Aveiro, quer as consequências da salicultura na sua paisagem urbana bem como em algumas das suas práticas culturais, factores que, conjuntamente, têm suscitado o desenvolvimento de outras áreas com repercussões na economia local. Vejamos, a título de exemplo, o impacto na economia local dos visitantes do Salgado em termos da hotelaria, restauração e comércio.

Fonte: Câmara Municipal de Aveiro (Estudo Completo)

2 comentários:

Anónimo disse...

Só é pena o Sal de Aveiro não se vender, mas quem sabe se com um surto gastronomico adequado, a coisa se compoe...

Anónimo disse...

O Sal faz mal à saude, mas a paisagem que a produção do sal permite observar, faz bem à saude... portanto, é uma aposta. O conceito é que tem que ser alterado.