quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

- Competitividade e Produtividade das Cidades

Em meu entender, a competitividade e a produtividade das cidades, são conceitos que reúnem em si um conjunto de vários indicadores de base económica, social, cultural, politica e humana.
O mais relevante sem dúvida, o indicador de base económica, e consequentemente o desenvolvimento que lhe está ligado depende muito de um ambiente favorável à criação e instalação de empresas e ao normal funcionamento das suas actividades.
Por outro lado, este ambiente favorável é consequência de múltiplos factores, entre os quais as politicas nacionais de apoio às empresas e às actividades económicas e as politicas locais de atracção e fixação de empresas, devidamente apoiadas por associações empresariais dinâmicas e de agentes económicos municipais de alargada abrangência e muito activos.
Para o efeito podemos considerar três tipos básicos de estratégias de localização industrial:
- 1.º Estratégias de flexibilidade de produção, em que o factor logístico tem muita importância;
- 2.º Estratégia do fortalecimento da capacidade de inovação, em que há tendência para localizar as empresas junto de centros de investigação e desenvolvimento;
- 3.º Estratégias de flexibilidade estratégica, em que se pretende evitar a irreversibilidade da escolha da localização, quando há mudanças no ambiente económico, como está a acontecer actualmente, o que normalmente conduz a estratégias de externalização, transferindo o custo da incerteza, para actores externos, o que pode ser conseguido por exemplo, com organizações em rede.
É neste sentido, que as políticas locais de atracção de investimento se devem centrar, na melhoria das infra-estruturas, da formação, e do fortalecimento do poder social tecnológico e no desenvolvimento de redes e de logistica adequada.

1 comentário:

Anónimo disse...

A competitividade das cidades mede-se pelo valor do investimento previsto, efectivo e utilizado:

- Ligação ao porto começa com obra de 6,7 milhões (http://www.oln.pt/noticias.asp?id=11484&secc=1)

- A Sociedade para o Desenvolvimento do Programa Polis
(http://www.oln.pt/noticias.asp?id=11440&secc=1)