terça-feira, 29 de maio de 2007

- Hoje, Dia Internacional da Energia

A energia e o desenvolvimento sustentável

A energia, mais do que nunca, tornou-se num tema fundamental para a construção do desenvolvimento sustentável. Levantam-se, por isso, um conjunto de questões particulares que carecem de definições claras do ponto de vista da construção de uma política energética com uma visão global, mas que implicam uma capacidade de aplicação local. O Professor Joaquim Borges Gouveia, Docente no Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial e um expert na matéria, explica de que forma a Energia é, cada vez mais, uma variável fundamental para um desenvolvimento sustentável.

Hoje, comemora-se mais um dia mundial da energia que, dada a actualidade deste tema, assume uma maior relevância do que em anos passados. A energia, mais do que nunca, tornou-se num tema fundamental para a construção do desenvolvimento sustentável e, por isso, já não é um problema de âmbito de um só país, mas tem de ser sempre equacionado numa perspectiva global. [ler +]
(por, Joaquim Borges Gouveia)

1 comentário:

Anónimo disse...

Nunca se falou tanto em poupar energia. Até um dia da energia se arranjou. Contudo o que está por trás disso tudo, é mais uma vez a economia. Poupem poupem, mas o que vemso na factura não é poupança, é sim, pagar o mesmo ou mais.
Sim porque aqui a prespectiva é como nos seguros, temso um abatimento por ausencia de sinsitro, mas depois uma correcção anual ao premio, e lá vem uma aumento.
Aqui, vem o aviso: é preciso poupar, investir em equipamento de baixo consumo, lampadas etc, até o standby está colocado na agenda do dia, mas isto não tem reflexo na factura. Afinal como é que ficamos?